sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Primera coleção de livros da L.M.

"E que não fiquem dúvidas: interessada nos leitores de diferentes perfis, a literatura marginal-periférica sempre teve as populações marginalizadas como público-alvo definido. Não por acaso o esquema de distribuição das revistas de literatura marginal privilegiou as bancas localizadas em bairros pobres e o excedente foi doado para escolas públicas, presídios e unidades de internação de menores infratores. O lançamento do Selo Povo, com edições a preços populares, é mais um esforço de aproximar-se desses possíveis leitores, somando-se às dezenas de livros independentes, saraus e blogs literários alimentados pela escrita periférica."
Trecho do texto de Érica Peçanha do Nascimento, Antropóloga e pesquisadora da produção cultural da periferia.
Feito para a nova coleção da editora Literatura Marginal.
Conheça um pouco dos envolvidos no novo selo L.M.
Marcelo Martorelli - Produtor Editoral
Marcelo é editor e proprietário da Luzes no Asfalto Editora, publicou a escritora Dona Laura pelo seu selo, e recentimente vem somar na Editora Literatura Marginal, mais sobre seu trabalho no site www.luzesnoasfalto.com.br.
Na nossa equipe ainda tem:
Alexandre Barbosa de Souza, editor há quase quinze anos - na editora 34 (nove anos), na cosacnaify (cinco anos) - e desde maio deste ano na Hedra.
Paulo Vidal de Castro, formado em Desenho Industrial (FAAP), foi aluno do designer Haron Cohen e do fotógrafo Eduardo Brandão (Galeria Vermelho). Realizador de trabalhos em audiovisual – vídeos e curtas-metragens – (presentes em três DVDs) que foram e são exibidos em locais como o CineSESC, CCBB, MIS, FAAP, Finnegan’s Pub (Bloomsday), Centro Cultural São Paulo, entre outros. Fez trabalhos (audiovisuais, fotografias e quadrinhos) e duas palestras (FAAP e Casa das Rosas) sobre o seu estudo de Edgar Poe. Foi crítico musical por quatro anos, entrevistando o compositor Gilberto Mendes no 40º Festival Música Nova.
Thais Vilanova, Formada em Desenho Industrial pela FAAP, possui um escritório de design onde desenvolve trabalhos para mídias impressa e eletrônica. Trabalha com identidade corporativa, material promocional e projetos visuais de sites. Na área editorial realizou, ao lado de Paulo Vidal de Castro, a programação visual do livro Passagens de Willy Corrêa de Oliveira, entre outros projetos. Realiza diversos trabalhos para web, com projetos publicados em revistas internacionais de design. Seus trabalhos podem ser conferidos em: http://www.thaisvilanova.com.br
No Jornal Le Mond Diplomatique Brasil desse mês saiu uma matéria com o título "Pelos Becos e vielas da periferia", por Fabiana Guedes, que traz detalhes do novo selo L.M.
Quanto ao primeiro lançamento da editora, ele já está no forno, se chamará "Cronista de um tempo ruim", e será seguido por 7 livros, totalizando uma coleção de 8 volumes.
Ferréz